Rota do Enxaimel é certificada como um dos destinos mais sustentáveis do mundo

Selo da organização Green Destinations foi entregue na maior feira de turismo do planeta, em Berlim

A Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), foi premiada nesta quarta-feira (6) como um dos destinos mais sustentáveis do mundo. O anúncio da certificação de Gestão Sustentável concedida pela organização Green Destinations ocorreu durante a maior feira de turismo do mundo, a Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB), em Berlim, Alemanha. O selo, na categoria prata, reconhece a excelência em sustentabilidade e auxilia no desenvolvimento turístico do destino e dos estabelecimentos associados.

Receberam a certificação o presidente da Associação Rota do Enxaimel, Rogério Siewert, e o vice, Ivan Blumenschein. Além da Rota do Enxaimel, outros três destinos do Brasil foram certificados neste ano: Fernando de Noronha (PE), que conquistou bronze, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso (RN), que renovaram a certificação e levaram prata e bronze, respectivamente.

A Rota do Enxaimel atingiu 70% dos critérios ambientais, socioeconômicos e culturais
estabelecidos pelo Green Destinations. O prêmio reconhece ainda os esforços do destino para pensar de maneira sustentável o turismo a longo prazo, garantindo a conservação da natureza e do patrimônio, a gestão de resíduos, o uso da energia e o combate às mudanças climáticas. Para Blumenschein, o reconhecimento traz responsabilidades futuras:

-– O bairro mantém tradições de cultivar a própria horta, aproveitar os restos de alimentos para os animais e o esterco para adubo, e tantas outras que se encaixam plenamente no conceito de sustentabilidade. Além disso, o tombamento pelo IPHAN, ao salvaguardar o patrimônio histórico e paisagístico, também protege os rios, florestas e animais. Por isso essa certificação faz tanto sentido.

A Associação Rota do Enxaimel foi criada em julho de 2021 e reúne mais de 30 associados, entre empreendedores e artesãos. Desde então, tem como objetivo preservar a história dos imigrantes alemães, manter viva a cultura e agricultura locais e estruturar o bairro como atrativo turístico em Pomerode. A partir de treinamentos com os associados e desenvolvimento de ferramentas de divulgação multiplicou o fluxo de turistas.

O próximo objetivo da associação é qualificar as empresas da Rota do Enxaimel para certificá-las com o selo Green – Good Travel Seal. O selo é concedido aos negócios ligados ao turismo pelo compromisso com a gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança.

Green destinations

Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. O Programa de Certificação Green Destinations, acreditado pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), é voltado para municípios, áreas protegidas e regiões que têm interesse em desenvolver a gestão sustentável do destino e estimular o turismo a pensar em boas práticas ambientais.

No Brasil, seis destinos já têm o selo verde pelas iniciativas sustentáveis no turismo: Orleans (SC), Treze Tílias (SC), Itá (SC), Bombinhas (SC), São Miguel do Gostoso (RN) e Tibau do Sul (RN). A avaliação é feita após uma extensa auditoria de relatórios e dossiês com informações do destino que atendem critérios como gerenciamento do destino, natureza e cenário, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social, negócios e comunicação. O desempenho e progresso são avaliados por uma equipe independente do Instituto Del, no Brasil, a cada dois ou três anos.

– O grande destaque da Rota do Enxaimel é a preservação da cultura e suas tradições. Ela não só mostra essa cultura, mas vive no dia a dia. Outro ponto forte é o associativismo, decisões em conjunto fazem a diferença na gestão do destino – comenta Beth Bauchwitz, consultora do Instituto Del.

A candidatura da Rota do Enxaimel foi possível graças ao patrocínio da Nugali Chocolates, que arcou com os custos envolvidos nos treinamentos necessários à certificação.

Rota do Enxaimel

Quem passar pelas ruas do Testo Alto, em Pomerode, vai observar casas com vigas de madeira encaixadas e preenchidas de tijolos de argila, sem qualquer prego ou parafuso. É um padrão no bairro. Uma técnica trazida por colonizadores alemães no fim do século XIX que está perfeitamente preservada na Rota do Enxaimel. São 50 casas em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mas não é só isso, nos 16 quilômetros de passeio, jardins coloridos com uma variedade de flores, plantas ornamentais, goiabeiras, e cavalos, bois e até ovelhas soltos no pasto. Uma paisagem idílica em meio a montanhas e córregos. Um encontro com a contemplação de um passado preservado, que mantém vivos cultura e história.

A comunidade rural abriga cerca de 3 mil pessoas que vivem da agricultura familiar ou trabalham nas indústrias de Pomerode. No trajeto, que o visitante pode percorrer com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais, é possível conhecer casas tombadas, como a Casa Siewert ou a Casa Radünz, e conversar com os descendentes de imigrantes. Se a estadia for de mais de um dia, a dica é hospedar-se em residências típicas, como a Casa Wachholz e o Recanto Kuglin.

Além da arquitetura, as tradições são preservadas na Rota por meio da gastronomia. Receitas que são compartilhadas de geração em geração são encontradas em vendas de bolachas confeitadas e cucas, como é o caso da Delicaten, Kekshaus Emporium ou a Keksliebe. Restaurantes também preservam pratos conhecidos pela comunidade local, como marreco recheado com repolho roxo, spätzle, truta com purê de maçã ou um crocante joelho de porco, como é o caso do Rancho Lemke e da Rota da Truta.

Para ir direto aos pontos de maior interesse, acesse o mapa disponível em www.rotadoenxaimel.com.br. Ele também é distribuído impresso nos pontos de circulação de turistas em Pomerode.