O que é o Enxaimel?

Enxaimel é uma técnica construtiva que se desenvolveu em muitos locais do mundo, de forma independente. A que estudamos aqui tem origem na Europa Central, cerca de 5 mil antes da era cristã, e foi muito popular entre a Idade Média e meados do século XIX.

No enxaimel, tudo se encaixa!

Consiste em peças de madeira unidas por encaixes, sem pregos ou parafusos, formando uma estrutura em treliça. Os vãos entre as madeiras são preenchidos por tijolos, taipa ou outros materiais.
Veja no desenho as principais peças do enxaimel, que dão às construções seu aspecto característico de edificações germânicas.

Os Baldrames (Schwelle) são as peças de madeira horizontais inferiores, que servem como base para a estrutura da casa. Normalmente ficam sobre pedras, para evitar que a umidade do solo apodreça a madeira.

As Colunas (Ständer) são as peças verticais, que dão sustentação à estrutura. Sobre as colunas se apóiam as Vigas (Rähm), que constituem a horizontal superior da estrutura.

Para fixar as portas e janelas e reforçar melhor a estrutura, as Vergas (Riegel) ligam uma coluna a outra.

Mas com todas estas peças verticais e horizontais, ainda assim uma casa em enxaimel ficaria pouco resistente às forças laterais do vento, e para isso os Contraventos (Strebe) são montados na diagonal, como uma mão-francesa, evitando que uma força lateral incline e derrube a estrutura da casa.

Todos esses componentes, conectados uns aos outros, compõem uma treliça de grande resistência estrutural, tornando a casa em enxaimel muito firme e sólida.

Enxaimel: construção que pode ser transportada!

Como as peças são unidas umas às outras por encaixes na extremidade, é possível montar e desmontar uma casa em enxaimel com muito mais facilidade do que uma casa de alvenaria. Algumas casas na Rota do Enxaimel são edificações que estavam anteriormente em outro local, e foram transferidas muitas décadas atrás. Isso era muito importante quando um imigrante percebia que a terra em que ele se instalou não era boa, e decidia se mudar, levando consigo sua casa.

Rota do Enxaimel tem a maior concentração de casas enxaimel

A técnica enxaimel foi trazida ao Brasil e a Santa Catarina pelos imigrantes alemães, e Pomerode reúne uma grande quantidade delas. E, em Pomerode, a maior concentração de casas em enxaimel está na Rota do Enxaimel: são cerca de 50 casas em enxaimel ao longo de 16km.