Como e quando surgiu a Rota do Enxaimel?

O bairro do Testo Alto, em Pomerode, por ser mais afastado do centro e ladeado por morros, acabou mantendo a paisagem rural e as construções típicas mais preservadas do que o resto do município. Assim, em 2002 a Prefeitura de Pomerode teve a ideia de batizar o trajeto das principais ruas do bairro com um nome evocativo das casas.
Anexamos aqui uma reportagem muito completa da saudosa revista Blumenau em Cadernos, que continua sendo importante referência de preservação histórica do Vale do Itajaí. O texto foi escrito por Marlise Milchert e Cristina Ferreira, e publicado em Janeiro de 2004. Digitalizado pelo Arquivo Histórico de Blumenau. Clique na imagem abaixo para acessar o conteúdo e boa leitura!

Alguns anos mais tarde, a localidade foi tombada pelo IPHAN, alguns estabelecimentos turísticos começaram a surgir e, a partir de 2021, houve um crescimento acentuado no fluxo turístico da Rota do Enxaimel, que hoje caminha para se tornar um destino cada vez mais consolidado, aliando preservação cultural e turismo!