Construindo em Enxaimel

Muitas pessoas pensam que o Enxaimel é uma técnica construtiva que pertence somente ao passado. Mas isso não é verdade: ainda se constrói em enxaimel, na Europa e também no Brasil! Apesar de suas raízes serem muito antigas, continua uma técnica atual, muitas vezes aliando elementos tradicionais a desenhos e materiais modernos.
Além do charme da técnica, com as linhas do madeiramento aparente, uma casa em enxaimel é muito mais rápida de ser montada do que uma casa em alvenaria.

Casa enxaimel construída em 2016

Na Alemanha, existem atualmente mais de 140 empresas que constóem edificações em enxaimel. No Brasil, a empresa Casas Enxaimel, de Paulo Volles, restaura construções em enxaimel antigas e constroi novas casas na técnica.
Paulo se interessou pela construção em enxaimel pelo desejo de ter uma casa construída na técnica. Começou construindo, buscando informações com construtores da Alemanha e trabalhou três anos com Stefan Pfitzner, mestre carpinteiro alemão. Ao longo desse tempo, foi dominando as diferentes técnicas e ferramentas, além dos costumes e tradições dos carpinteiros alemães. Se aprimorou com foco no estilo de enxaimel do Vale do Itajaí, pois em outras regiões de imigração alemã, como Rio Grande do Sul e Espírito Santo, o enxaimel adquiriu particularidades diferentes.

Casa construída em 2018

Para Paulo, o enxaimel encanta pela beleza natural. “Os materiais mais simples da natureza, madeira e barro, são transformados em elementos de construção sem grande acabamento, mas de forma tão organizada e bem elaborada que a tornam muito charmosa e atraente. Além disso, tem uma relação forte com a identidade germânica, sempre associada a tradição e progresso.”

Paulo Volles (direita), família e equipe

Também trabalham junto nas construções sua esposa Gisele e o filho Max, e já realizaram mais de quarenta obras, incluindo restauros de casas, instalações comerciais, igrejas e também diversas construções novas. Em Pomerode, construíram uma residência, a estufa da Nugali Chocolates e a fachada do hostel Stettin.

Construção da Estufa Nugali Chocolates com a Richtskranz – coroa que celebra o levantamento da estrutura