Abertas as inscrições para o concurso de Árvore de Páscoa 2026
A quinta edição do concurso de Osterbaum (árvore de Páscoa) da Rota do Enxaimel está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (18). O concurso vai eleger a mais bela e a maior Osterbaum entre os moradores do bairro Testo Alto, em Pomerode. Com o objetivo de perpetuar a tradição germânica trazida pelos imigrantes, a competição organizada pela Associação Rota do Enxaimel valoriza criatividade, harmonia e originalidade dos participantes nesta época de Páscoa.
Quem passar pelas ruas do bairro até o domingo de Páscoa vai encontrar dezenas de árvores decoradas com casquinhas coloridas nos jardins das casas e estabelecimentos comerciais. Podem participar moradores e empresas da Rota do Enxaimel, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores vilas turísticas do mundo.
O Concurso Osterbaum Rota do Enxaimel 2026 segue com inscrições abertas até o dia 22 de março e incentiva as famílias do bairro a ter este momento em família e criar memórias, preservando os costumes dos antepassados. Para participar é necessário enviar e-mail para [email protected]r ou pelo número de WhatsApp (47) 99930-9507 ou ainda pessoalmente, na Kekshaus Emporium (Rua Testo Alto, 2065), e nas escolas Amadeu da Luz, Creche Damaris Frahm e Educarte, e aos finais de semana, na Handwerk (núcleo de artesanato da Rota do Enxaimel localizada na Rua Testo Alto, 3279, ao lado do antigo Salão Belz) com nome, endereço, telefone de contato e quantidade. A decoração precisa estar pronta até 22 de março, quando o julgamento começará, e continuar montada até o domingo de Páscoa, dia 6 de abril.
Nesta edição, serão premiados primeiro e segundo lugares da mais bela e da maior árvore, e haverá também uma categoria exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 30 empresas e instituições, além de votação popular.
Quem visitar os 16 quilômetros da Rota do Enxaimel durante a Osterfest vai deparar com galhos de árvores de todos os tipos, desde os enfeitados com ovos naturais de diferentes aves domésticas, pintados à mão ou decorados com crochê e fita de cetim. Na edição anterior, 88 árvores foram inscritas. A expectativa da Associação da Rota do Enxaimel é, novamente, estimular as famílias e as crianças a celebrarem essa tradição e deixar o bairro ainda mais enfeitado neste período do ano.
A comissão julgadora será composta por três pessoas indicadas pela associação, excluindo seus membros, visando à imparcialidade na avaliação. O resultado será divulgado no dia 26 de março, quinta-feira.




