Empresas da Rota do Enxaimel concluem curso de Sustentabilidade e buscam certificação internacional

Neste mês de julho, 30 empresas da Rota do Enxaimel finalizaram o curso de capacitação em sustentabilidade. O treinamento, realizado no Clube XV de Novembro, abrangeu 8 módulos e se estendeu por cinco meses, totalizando mais de 40 horas de instrução. Entre os temas abordados estão práticas relacionadas a Alimentos e Bebidas, Acessibilidade, Boa Empregabilidade, Energia e Clima, Gestão de Resíduos, Água, Poluição e Incômodo, Natureza, Patrimônio Cultural, e Gerenciamento e Informações.

A capacitação teve como objetivo preparar as empresas para obterem o selo Good Travel Seal, da Fundação holandesa Green Destinations, um reconhecimento internacional para as empresas da cadeia produtiva do Turismo pelas suas práticas sustentáveis. A expectativa é que a maioria dos participantes consiga a certificação em breve, alinhando-se ao selo Prata já conquistado pela Rota do Enxaimel.

O curso foi ministrados pelas consultoras Keli Benvegnu e Beth Bauchwitz.
Esta última, consultora de Turismo e Sustentabilidade do Instituto DEL, da FACISC, enfatizou a relevância do treinamento para a região: “A Rota do Enxaimel já conquistou seu selo Prata, e é natural que os estabelecimentos locais busquem se alinhar a essa conquista. Durante a capacitação, os participantes puderam reconhecer suas práticas sustentáveis e aprender novas . A sustentabilidade não é mais uma escolha, mas uma necessidade.”

O projeto foi uma iniciativa da Associação Rota do Enxaimel e do Instituto DEL, da FACISC, acreditado no Brasil pela Green Destinations, e contou com o apoio da CACB, ACIP, Nugali Chocolates, e Andritz Separation.

A conclusão do curso marca um passo significativo para a Rota do Enxaimel, reafirmando o compromisso da região com práticas turísticas responsáveis e sustentáveis.