Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel reúne 1,5 mil pessoas e bate recorde de público

Com 1,5 mil pessoas, a 11ª edição da Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel, em Pomerode, bateu recorde de público no sábado (29/07). Os participantes percorreram os 12,5 quilômetros de percurso, um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Guiados por tochas e pela luz da lua, os caminhantes foram recebidos com atrações culturais, música e gastronomia típica.

A concentração ocorreu no Clube de Caça e Tiro XV de Novembro, no Testo Alto, com direito a bandinha e dança para aquecer. Ao longo do trajeto, o público pôde observar em destaque as casas históricas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que levaram a Rota do Enxaimel a ser reconhecida como uma das melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na antiga igreja luterana, um coral convidava os visitantes a conhecer a edificação construída no fim do século XIX.

Duas horas e meia depois, de volta ao clube, o esforço foi recompensado com bufê de sopas, café colonial, artesanato, apresentações folclóricas e jogos típicos. Criada em 2009, a Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel é pioneira no gênero no país. A promoção é da prefeitura de Pomerode, com apoio da Associação Rota do Enxaimel.