Pedalando na Rota do Enxaimel

Uma das melhores maneiras de curtir a Rota do Enxaimel é passeando de bike. A natureza e o dia-a-dia dos moradores se revelam muito mais sem vidros nem barulho do motor, e ainda por cima gastando calorias!

Aqui estão alguns roteiros sugeridos, em diferentes graus de dificuldade. Mas é possível fazer inúmeros outros passeios — cada estrada secundária da Rota do Enxaimel oferece surpresas!

Os roteiros sugeridos nesta página se iniciam no começo da Rua Progresso, onde há ciclovia pavimentada e delimitada. Mas podem ser adaptados iniciando em qualquer ponto desejado.

Rota do Enxaimel – Ciclovia Pavimentada – muito fácil

Este trajeto é todo percorrido em ciclovia demarcada, em pavimento asfáltico ou paver. É um passeio para quem não deseja nada muito radical, ou quer se exercitar sem pegar terra e inclinação. Pode ser percorrido com facilidade por iniciantes, por não haver nenhuma subida ou descida íngreme.

Rota do Enxaimel – Cachoeira do Haut – fácil

Este é um percurso com pouco ganho de elevação, percorrido parte em vias pavimentadas e parte em estradas de terra, mas que normalmente se encontram em bom estado de conservação. Também não há subidas ou descidas íngremes. Percorrendo quase toda a Rua Testo Alto e a Rua Progresso, passa pela maior parte da Rota do Enxaimel. O final deste trajeto é a entrada da Cachoeira do Haut, onde muitas pessoas entram para conhecer a linda cachoeira ou se refrescar.

Rota do Enxaimel – Ribeirão Domingos – intermediário

Este trajeto faz a subida da Rua Ribeirão Domingos, um belo trecho rural da Rota. A estrada é de terra, mas mantida em boas condições. Termina em uma linda igrejinha construída pelos moradores do local. A subida no Ribeirão Domingos é bastante íngreme: prepare as pernas e leve água.

Rota do Enxaimel – Morro Trettin/Schmidt – difícil

Um belo trajeto rural, passando pelo Morro Trettin e um pedaço do Morro do Schmidt. Este caminho não vai ao topo do Morro do Schmidt, que é uma pedalada muito difícil (melhor subir caminhando).

Rota do Enxaimel – Ribeirão Domingos – Canudos – muito difícil

Este é um belíssimo caminho rural, com trechos em trilhas não percorridas por carros. Guarda visuais fantásticos e uma longa descida pela Estrada Ribeirão Gustmann (conhecida como “Canudos”). Leve a rota baixada no celular ou dispositivo, pois lá em cima diversas trilhas e picadas se cruzam, há risco de se desorientar. O terreno é muito acidentado, com lama e pedras; é necessário caminhar desmontado em vários locais. Caso não conheça o local, evite ir sozinho(a) e no final da tarde. Não é um percurso recomendado para ciclistas pouco experientes. Passa por propriedades particulares — respeite os moradores, deixe cada porteira exatamente como encontrou e não jogue lixo.

Para aluguel de bike ou contratar uma operadora para pedaladas mais longas (inclusive o Circuito do Vale Europeu, que passa pela Rota do Enxaimel), consulte nossa página Passeios Guiados.