Morro do Schmidt: o ponto mais alto de Pomerode

O ponto de maior elevação do município de Pomerode fica na Rota do Enxaimel. É o Morro do Schmidt, com 931 metros de altura. Boa parte das terras do morro pertencem à Porcelana Schmidt, indústria de porcelanas pomerodense, por isso o nome. Seu nome antigo era Kroeningsberg.

No seu cume estão instaladas antenas de transmissão, e o teto da casinha das instalações das antenas serve de mirante – talvez o mais belo da cidade. Em dias de céu limpo, pode-se ver o mar e vários municípios do Vale Europeu e do litoral.

Pode ser acessado pela Rua Morro do Schmidt ou pela Rua Morro Trettin, mas o caminho é acessível somente para veículos com tração nas quatro rodas. Antes de se aventurar, consulte as condições do trecho.

Também pode ser subido de bike, para aqueles que têm preparo para encarar esse ganho de elevação de 777m, ao longo de 9,8km com inclinação média de 9,74%. No “Guia das 100 Subidas Mais Difíceis do Brasil”, aparece na 21a posição.

Veja na imagem abaixo a beleza de um por do sol no Morro do Schmidt (clique no canto superior direito da imagem para ver em tela cheia).