Associação Rota do Enxaimel conquista prata no Prêmio Nacional do Turismo

A Associação Rota do Enxaimel, de Pomerode, recebeu prata na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo do Prêmio Nacional do Turismo, sábado (16), em Brasília. O prêmio, organizado pelo Ministério do Turismo, reconhece as melhores práticas e profissionais do setor no país e é o maior no segmento turístico.
A Rota do Enxaimel foi escolhida entre outras 46 iniciativas inscritas na mesma categoria. O ouro ficou com o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, no Maranhão, e o bronze com o projeto Cidade da Música da Bahia, de Salvador. Esta é a terceira edição do Prêmio, que tem como tema em 2023 “O Turismo Transformando Vidas”.
Ivan Blumenschein, vice-presidente da associação, recebeu o troféu das mãos da Secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado Lopes, e celebrou a conquista da Rota do Enxaimel:
— O prêmio mostra que o turismo cultural pode e deve ser pensado com foco no resultado, para que seja possível preservar as tradições gerando desenvolvimento econômico. Parabenizo os 35 associados, e parabéns também ao IPHAN, à Fundação Catarinense de Cultura e à Prefeitura de Pomerode, que trabalharam para salvaguardar o patrimônio desde a década de 1990.
Outros dois cases de Santa Catarina levaram ouro na edição deste ano. A Secretaria de Turismo do Estado foi escolhida na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo com o Inovatur – 1º Programa de Inovação Aberta para o Turismo do Brasil e iniciativa Sistema Especialista Turístico da Smart Tour Brasil conquistou o ouro na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo.
A Rota do Enxaimel é o único destino brasileiro na lista de melhores vilas turísticas do mundo da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização concede o selo a lugares que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.
Em 2023, a Rota conquistou também medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor no mundo.