Conflitos entre índios e colonos – um episódio ocorrido na Rota do Enxaimel

Hoje em dia Santa Catarina é um estado multicultural; diferentes etnias convivem de forma integrada e, em grande parte, miscigenada.

Mas quando os imigrantes alemães chegaram, na segunda metade do século XIX, não era assim. Na região de Pomerode, índios Xokleng habitavam o território, e viam os colonos como invasores. Ocorreram tanto conflitos iniciados pelos indígenas quanto ataques realizados por colonos — que chegaram a contratar “bugreiros”, os terríveis caçadores de índios.
Uma das ocorrências trágicas desses confrontos aconteceu na Rota do Enxaimel. Esta história faz parte da tradição oral do bairro, e conseguimos comprová-la com documentos da época.

Em 1870, na altura de onde hoje é a casa de Ovídio Siewert, havia se estabelecido menos de dois anos antes o colono pomerano Frederico Brunkow, sua esposa e três filhos. No dia 16 de março, pela manhã, um grupo de indíos adentrou a casa, matou o casal a flechadas e raptou o filho Augusto, deixando ilesos os dois outros filhos.
Obtivemos o relato de Dr Blumenau, em carta escrita para o Presidente da Província, (algo como Governador de Estado atualmente). Este documento encontra-se na Alemanha, no Landesarchiv Niedersachsen (item NLA WO 192 N Nr 370).

Transcrição:

“Colônia Blumenau, 21 de março de 1870

Cumpre-me o triste dever participar Vossa Excelência que na madrugada do dia 13 deste mês os índios selvagem surpreenderam o colono Frederico Brunkow e sua família, último morador no alto Rio do Testo, matando-o e sua mulher, saqueando a casa e levando consigo um infeliz filho da família, de 9 anos de idade, entretanto que deixaram em vida e na casa um menino e uma menina de 7 e 3 anos. Em seguida espoliaram ainda a casa do outro último morador deste distrito, que se acha na outra banda do rio, tendo porém a família do mesmo tido tempo para refugiar-se nos vizinhos na ausência do chefe.
Recebi esta triste nova na noite do dia 16 e mandei logo no dia 17 dois colonos experimentados e corajosos para com outros colonos, moradores na vizinhança do sinistro, perseguirem os bugres e procurarem arrancar-lhes o infeliz menino arrebatado ou raptado. Duvidando-se por boas razões que esta diligência tenha dado o efeito desejado, julguei contudo que esta diretoria se não podia subtrair a mesma e a alguma despesa, para sobretudo tranquilizar algum tanto os colonos assustados e algum tanto satisfazer os clamores da voz pública, entregando-me a esperança de que minha resolução mereça a apreciação de vossa excelência.
Tendo-se oferecido um honrado e humano colono, para por ora e talvez definitivamente receber os infelizes órfãos, estes se acham provisoriamente agasalhados. Agradecendo ao respectivo colono sua ação benfazeja, mandei ao mesmo tempo tomar conta dos restos da propriedade dos assassinados, que além da terra e casinha consistiam em dois porcos, algumas galinhas e poucos trastes. Na primeira oportunidade hei de fazer os outros passos necessários, para regular, a quanto chega minha competência, este triste negócio.
Permito-me finalmente, invocando a benevolência de Vossa Excelência para com a outra família espoliada, já bastante indigente, solicitar a autorização de Vossa Excelência para conceder à mesma um auxílio, seja adiantamento ou donativo, de de 60 a 80$000, a fim de que de novo possa munir-se com os objetos que lhe foram roubados, sendo que destes auxílios em tempos anteriores e análogas ocasiões já foram concedidos em diferentes partes desta província.
Esta infeliz colônia parece há algum tempo ser o alvo de todos os flagelos e torna-se-me algum tanto difícil conservar sob tais circunstâncias tranquilidade de espírito e saúde.
Deus guarde a vossa excelência,
Ilustríssimo e Excelentíssimo Sr
Dr André Cordeiro de Araújo Lima
Digníssimo Presidente da Província

O Diretor
Dr H Blumenau”

Como relatou Dr Blumenau, os colonos foram ao encalço dos índios, tentando reaver o menino raptado. Entretanto, encontraram o corpo sem vida, às margens do Rio do Testo. Aqui um trecho do diário da colônia, também escrito alguns dias depois pelo Dr Blumenau (Arquivo histórico de Blumenau P02.36 365)

“No dia 16 do mês – assalto dos bugres no alto rio do Testo às 8 horas da manhã e assassínio do colono Frederico Brunkow e mulher dele, tomando consigo o filho Augusto Brunkow.
Domingo 20 – em perseguição dos bugres selvagens, achou-se matado o filho do colono Brunkow, Augusto, no mato.”

Segundo a tradição oral dos moradores da Rota do Enxaimel, o menino Augusto teria o cabelo muito ruivo, o que teria chamado a atenção dos índios. Por esse motivo, tentaram raptá-lo. No entanto, o garoto teria resistido bravamente, e por isso os índios o mataram, e levaram consigo seu couro cabeludo com seus ruivos cabelos.
Vejamos os relatos do Sr Oswald Hornburg e Wendelin Siewert.

Este é um relato triste, mas é parte das histórias da Rota do Enxaimel.

Para saber mais: Índios e Brancos no Sul do Brasil – Sílvio Coelho dos Santos