Igreja Testo Alto II

Esta singela Igreja foi construída para atender aos moradores de Testo Alto que residiam e residem distantes da Igreja localizada no início da Rota do Enxaimel. Ellen Utpadel, filha e neta dos construtores, relata a história de sua constituição:

Nossa história da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Testo Alto II, Cristo Salvador.
No ano de 1955 o Pastor Edgar Liesenberg vio falar com meu avô, meu pai e meu tio sobre fazer um ponto de pregação neste lugar aqui. Meu pai concordou e disse: pode ser na nossa casa. E também falaram sobre o Heilige Abend, dia 24 de dezembro (véspera de Natal). Então o pastor falou que meu avô era já ligado à Igreja porque ele já foi muitos anos presidente da Igreja de Testo Alto, e pela Palavra de Deus.
Meu avô disse então que tinha que pensar primeiro, para ver os livros que tinha e também falar com o seu amigo João Ehlert, que era professor em Rega. Meu avô foi falar com ele e ele deu os livros que ele tinha. Então meu avô convidou o meu pai para ajudar ele, e assim tudo começou.
O primeiro culto foi no ano de 1956, e o primeiro Heilige Abend começou em 1957 no dia 24 de dezembro. Meu pai escreveu muitos versos em alemão e convidou as crianças, que ganharam os versos para estudar, e fizemos teatro em alemão, cantamos muitos hinos. E sempre lemos a história do Nascimento de Jesus (Lucas 2:1-20) e também fizemos orações, e por último sempre cantávamos o Hino “Nun danket alle Gott” que o meu avô escolheu. A casa estava cheia de gente.
No ano seguinte prepararam o rancho, porque tinha mais espaço, fizeram um palco para as crianças subirem para falarem os versos, tudo foi muito legal.
Meu pai tinha um trabalho muito duro na serraria, mas sempre tinha um tempo para ajudar as pessoas e fazer o bem, e também para ensaiar as crianças para o Heilige Abend.
O primeiro batizado foi em 1958, do nosso filho Arlindo, depois foram mais. Nossos quatro filhos foram batizados (aqui) na casa dos meus pais. Foram quinze anos os cultos e os estudos bíblicos nas casas. Em 1968 meu avô faleceu, então mudaram para lá até 1971, essa casa também foi a casa dos meus pais.
Logo no começo do ano o pastor Liesenberg foi visitar o meu pai e conversou com ele.
“–O que você acha de construírmos uma Casa Comunitária?”
“–Isso é muito bom”, disse o meu pai, “mas devemos falar primeiro com as pessoas.”
Então o Pastor disse:
“–Na semana que vem tem estudo bíblico.”
Então convidou as pessoas para o estudo bíblico, e disse:
“–Depois vamos fazer uma reunião.”
Chegou muita gente nesse dia.
O Pastor falou que já tinha conversado com Herr Rahn, que era possível construir uma Casa Comunitária, e perguntou:
“–O que vocês acham?”
Primeiro ficou todo em silêncio, então uma pessoa falou:
“–Por mim é tudo igual.”
“–Egal nicht, ja oder nein, é sim ou não”, disse o Pastor.
Então o meu pai levantou e disse:
“–Vamos em frente e construir a nossa casa comunitária, eu vou dar um pedaço de terra.”
E foi assim que aconteceu.
“–Agora, mãos à obra, vamos trabalhar”, disse o Pastor, “e pedir doações. Eu vou deixar as listas das doações.”
Foram distribuídas muitas listas de doações em todas as comunidades em Pomerode.
A comunidade de Testo Alto também nos ajudou muito, e não esquecer a nossa comunidade Cristo Salvador, nós juntos trabalhamos muito, alguns na construção e outros percorriam com listas de doações. No centro de Pomerode o Pastor Edgar Liesenberg pediu doações, e recebemos muitas.
Então começamos a construir a nossa casa comunitária em 13 de fevereiro de 1972. Ela foi inaugurada aqui em Testo Alto II, comunidade Cristo Salvador.
Essa é a nossa história, do ano de 1955 até 13/02/1972.
Em primeiro lugar quero agradecer a Deus, que deu muita saúde, amor e força pra todos nós.
E agradecer todas as pessoas que ajudaram a construir a casa comunitária. Também são muitas pessoas que não estão mais entre nós, mas devemos sempre lembrar delas.
Também lembrar do Pastor Edgar Liesenberg, ele nos ajudou muito na nossa comunidade.
Não podemos esquecer também do meu avô, Wilhelm Rahn, e meus pais Wilhelm e Amanda Rahn, não estão mais entre nós, mas devemos sempre lembrar o que eles fizeram, que trabalharam com amor para a nossa comunidade de Testo Alto II.
Eu agradeço a Deus que me deu força para escrever essa história.
Ellen Utpadel.