Propriedade de Adécio Wachholz

A casa foi construída em 1907 por August Wachholz, filho do imigrante Albert Cristian Johann Wachholz, que chegou ao Brasil em 1868.
August Wachholz nasceu em 1862 e, com apenas 6 anos, viajou com os pais da cidade de Köslin (província de Pommern – Alemanha) para o Brasil. Atualmente a região pertence a Polônia.
Casou-se duas vezes, com a primeira esposa teve os filhos Bertha e Hermann e com a segunda esposa teve sete filhos: Oscar, Emma, Rudolf, Adolf , Sigfrid, Augusto e Gustavo.
O filho de August, Gustavo Wachholz, nascido em 1897, foi lavrador e cuidou da propriedade. Casou com Anna Krahn com quem teve 3 filhos: Lindolf, Hubert e Curt.
Atualmente a casa pertence à família de Adécio Wachholz, filho de Hubert Wachholz e Angela Wachholz, nascida Riebe. Adécio é tataraneto do imigrante.
A residência possui a varanda rebocada, porém os quartos, a sala, a antiga cozinha e sala de jantar mantêm aparente o estilo enxaimel. No final da década de 1970, a casa foi ampliada para dar mais conforto à família. Foram construídos banheiro, um lavabo, uma nova cozinha e uma ampla sala de jantar, além de uma varanda nos fundos.
A moradia possui tombamento municipal e não é aberta à visitação.

A casa na década de 1950. Hubert e Angela Wachholz, ao colo o filho Adécio Wachholz