Rota do Enxaimel é finalista do Prêmio Nacional do Turismo

Associação está entre os três escolhidos na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo

A Associação Rota do Enxaimel em Pomerode é uma das três finalistas do Prêmio Nacional do Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo, na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo. O prêmio reconhece as melhores práticas e profissionais do setor no país e é o maior no segmento turístico. O anúncio dos finalistas ocorreu nesta sexta-feira (17).

Ao todo, 30 iniciativas de destaque foram selecionadas em dez categorias, após julgamento de uma comissão formada por representantes dos Ministérios do Turismo e da Cultura, Sebrae, associações do setor, especialistas do mercado e da academia. A cerimônia de premiação será no dia 16 de dezembro em Brasília (DF).

Esta é a terceira edição do Prêmio, que tem como tema em 2023 “O Turismo Transformando Vidas”. A entidade foi escolhida entre outras 46 iniciativas inscritas na mesma categoria.

O turismo, fomentado pela Associação Rota do Enxaimel desde julho de 2021, tem contribuído para preservar as tradições da agricultura familiar e a herança cultural dos antepassados. Já são 34 negócios associados que ao longo desse período se estruturaram e se capacitaram para transformar a localidade num produto turístico que reúne valorização do patrimônio, contato com a natureza e atrativos que resgatam a cultura local.

Desde 2021, a Rota do Enxaimel é o único destino brasileiro na lista de melhores vilas turísticas do mundo da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização concede o selo a lugares que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.

Em 2023, a rota conquistou também medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor no mundo.