Rota do Enxaimel conquista mais um prêmio internacional

A Associação Rota do Enxaimel, de Pomerode (SC), conquistou o segundo prêmio internacional em apenas dois anos de história. A entidade foi reconhecida com medalha de prata no Prêmio Turismo Responsável 2023 América Latina. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (4) durante a Feira de Viagens e Turismo WTM, em São Paulo. A premiação destaca iniciativas que conciliam a atividade turística com o desenvolvimento sustentável e socialmente responsável. O roteiro catarinense foi premiado na categoria Compras Locais, Artesanato e Gastronomia, pela qualidade e variedade da rede de produtos e serviços oferecida ao turista, gerando oportunidades para as famílias. Reconhecida em 2021 como uma das melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Rota do Enxaimel reúne pequenos produtores de bolachas, guloseimas, geleias, artesanato, cerveja artesanal, além de restaurantes de comida típica, opções de passeios e hospedagem. Dezenas de atrações circundam o maior conjunto de casas no estilo enxaimel fora da Alemanha, a maioria tombada como patrimônio histórico.

Em junho de 2021, quando a associação foi fundada, eram sete integrantes. Hoje já são mais de 30. No mesmo período, o número de visitantes da Rota cresceu de 20 mil para 150 mil por ano. A renda gerada com o turismo ajuda a evitar o êxodo rural, a preservar o patrimônio histórico e a cultura dos imigrantes.— “Esse prêmio é mais um reconhecimento importante para a Rota do Enxaimel e também um incentivo para que mais famílias se envolvam com o turismo cultural, que além de ser uma atividade econômica é também uma forma de preservar o patrimônio histórico e as tradições culturais. Além disso, o prêmio ajuda a divulgar o destino Pomerode” — comemorou o vice-presidente da associação, Ivan Blumenschein. A medalha de ouro na categoria ficou com o governo do departamento de Antioquia, na Colômbia.

A Rota do Enxaimel fica no bairro Testo Alto, comunidade rural onde vivem cerca de 3 mil pessoas. São 16 quilômetros de passeio, que o visitante pode percorrer com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as cerca de 50 casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o roteiro entre as melhores vilas turísticas do mundo. A lista internacional busca reconhecer destinos que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.