Stollen: o Panetone Alemão!

O Stollen é um delicioso bolo de massa amanteigada e fermentada, com muitas frutas cristalizadas, nozes, passas, embebidas em destilado alcóolico (não se preocupe, o álcool evapora no preparo da receita!)

A origem do Stollen

Muito tradicional na Alemanha, se originou há mais de 500 anos na região de Dresden. Na época do Advento (as quatro semanas que antecedem o Natal), quando cada cidade alemã monta seu Weihnachtsmarkt (mercado natalino, que ocorre nas praças), encontramos Stollen de diversos tipos e recheios, nas casinhas de produtos natalinos.

Stollen: para apreciar o ano inteiro

Ao longo dos séculos, o sucesso do Stollen foi tão grande que deixou de ser consumido somente no Natal. Tornou-se um favorito da gastronomia alemã, e hoje é possível encontrar Stollen o ano inteiro na Alemanha ou nos locais de imigração alemã, como é o caso de Pomerode. Por ter uma massa rica e amanteigada, o Stollen se mantém suculento por muito tempo.

O Stollen da Multidoces

Fabricante de bolachas e biscoitos artesanais, estabelecida desde 1995 na Rota do Enxaimel, a Multidoces produz Stollen seguindo uma receita tradicional, com passas, amêndoas, frutas cristalizadas, cidra, rum e noz moscada, para um gostinho tradicional alemão aqui no Brasil.

Onde encontrar Stollen

O Stollen e outros produtos da Multidoces podem ser encontrados na Kekshaus Emporium, aberta todos os dias, localizada no início da Rota do Enxaimel. A Kekshaus oferece também muitos produtos tradicionais feitos em Pomerode, como: embutidos, bebidas, queijos, chocolates e artesanato. Venha visitar!