As Schützenverein, ou Sociedades de Tiro, são uma tradição de muitos séculos na Alemanha, e tinham por finalidade preparar seus membros para o manejo correto de armas, para defesa da comunidade e para guerras.

Nos períodos entre guerras, os atiradores disputavam para obter o título de melhor atirador, denominando-o Rei do Tiro. Essas competições tornaram-se grandes festas populares.

A tradição foi trazida pelos imigrantes, e cada localidade possui seu Clube de Caça e Tiro (são 15 em Pomerode).

O Clube Cultural Caça e Tiro XV de Novembro foi fundado em 23 de outubro de 1966. As cores oficiais são azul, amarela e branca. O uniforme é composto por camisa branca, calça ou saia preta.

A construção original era de madeira, idealizada por Augusto Lindemann, em 1964, que desejava um espaço de reunião para a comunidade de Testo Alto II. Seu pai já disponibilizava um local de encontro, mas que fora fechado na Segunda Guerra mundial.

Na década de 1990, a diretoria do clube organizou um mutirão e construiu nova sede em alvenaria (o antigo salão foi vendido para o parque Beto Carrero).

As atividades desenvolvidas são a Festa de Rei e Rainha do Caneco, tiro ao alvo e pássaro ao alvo.

Aos sábados e domingos, das 10 às 17h, ocorre exposição e venda de artesanato produzido na Rota do Enxaimel. É também uma oportunidade de conhecer por dentro um Clube de Caça e Tiro!

Em março é realizada a competição de Rei e Rainha do Tiro; em agosto Rei e Rainha do Caneco (dados); em outubro, Rei e Rainha do Pássaro ao Alvo. Além disso, sempre é realizado um almoço para comemorar a Fundação.

Desde 2015, há um almoço do Rei e Rainha de Honra, para homenagear os primeiros sócios. Também é realizado o Baile do Chope, que faz parte do calendário municipal, sempre em maio. Em setembro ocorre a escolha da rainha do clube, para concorrer à Rainha da Festa Pomerana.