Osterbaum decorada com tranças de cetim vence concurso da Rota do Enxaimel

A mais bela Osterbaum da Páscoa 2024 na Rota do Enxaimel é a de Mafalda Siewert. A árvore com 400 casquinhas envolvidas em tranças de cetim feitas à mão venceu a terceira edição do concurso promovido pela Associação Rota do Enxaimel, em Pomerode. O resultado foi anunciado neste domingo (17).

Ao todo, estavam inscritas 73 árvores enfeitadas em residências e empresas do bairro Testo Alto. Os jurados avaliaram aspectos como originalidade, harmonia, criatividade e tamanho.

– Antigamente, quando eu era jovem, eu enfeitava as árvores com papel crepom e fazia trancinhas. Como a árvore ficaria fora, tive a ideia de fazer com cetim. Cada trança levo 20 minutos para fazer, vai em torno de 30 minutos para fazer cada ovo. Desde o ano passado eu venho fazendo em casa, um dia quando eu tinha 400 prontos eu mostrei para uma amiga. E ela me deu a ideia de fazer a Osterbaum no meu jardim – explicou Mafalda Siewert, 81 anos.

Na categoria Maior Árvore venceu a inscrita pelos alunos da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz, com 2.000 casquinhas naturais coloridas, 4,5 metros de altura e 2,8 metros de largura. Os professores de Artes desenvolveram a temática “Tradição de Páscoa em Pomerode” e levaram as turmas à Osterfest, onde está a maior árvore de Páscoa do mundo. A maior árvore da edição do concurso pode ser vista pelos visitantes em frente à escola, na Rua Hilda G. Volkmann, número 400.

No Voto Popular, a árvore do 8º ano A bilíngue do Amadeu da Luz foi feita com casquinhas naturais reaproveitadas do ano anterior com o tema “colorido das casas enxaimel”. O objetivo da atividade, coordenada pela professora Astrid Ideker, foi destacar as casas tombadas do bairro. A árvore está situada na Rua Testo Alto, no número 3.563.

Na categoria Associados, a mais bela árvore é a da Delicaten Biscoitos e Cucas, com 1.051 casquinhas naturais decoradas com flores. O destaque dessa Osterbaum é o uso de ovos de oito espécies de aves domésticas diferentes: ganso, pato, galinha, garnizé, peru, angolista, codorna e codorna chinesa.As vencedoras no julgamento do júri e no voto popular receberão cestas com produtos e serviços oferecidos pelos associados da Rota do Enxaimel.

Além disso, um sorteio premiou outros cinco participantes do concurso. Os ganhadores são: Lucas Garcia da Rosa, Jorge Guenther, Décio Wachholz, Marcileia Rahn e Tânia Mara Gutz Wachholz.

A comissão que avaliou as árvores contou com a participação de Aline Pein, integrante da diretoria da Rota do Imigrante; Sandra Greuel, mestre-artesã e coordenadora da Escola de Tornearia no Brasil; e Keity Nara Girardi, professora de Artes do município e mestre em Educação.

Todas as árvores participantes permanecem expostas nas casas e podem ser avistadas da rua até o domingo de Páscoa, dia 31 de março.