Concurso vai eleger a mais bela Árvore de Páscoa da Rota do Enxaimel, em Pomerode

Está aberto o concurso que vai eleger a mais bela Osterbaum (Árvore de Páscoa) da Rota do Enxaimel, em Pomerode. Moradores e empresas já começaram a mobilização para colorir o bairro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores vilas turísticas do mundo. O regulamento valoriza quem preserva a tradição de usar casquinhas naturais de ovos, mas também a criatividade na decoração.
Pomerode é conhecida em todo o Brasil por montar a maior Osterbaum do mundo, sempre durante a Osterfest, a Festa da Páscoa, que neste ano vai de 16 de fevereiro a 9 de abril. No concurso da Rota do Enxaimel, o tamanho da árvore inscrita faz diferença, mas não só ele. Quesitos como originalidade, harmonia e criatividade também serão avaliados.
O objetivo da competição entre vizinhos é colorir os 16 quilômetros de roteiro, onde estão distribuídas cerca de 50 casas históricas, além de atrativos como passeios guiados, lojas de artesanato, restaurantes típicos e opções de hospedagem. Uma das exigências do regulamento é que a árvore possa ser avistada da rua, transformando o concurso em mais um motivo para percorrer o roteiro. Embora seja promovido pela Associação Rota do Enxaimel, os estabelecimentos associados não concorrem. A ideia é envolver a comunidade.
As inscrições são gratuitas e vão até 18 de março pelo e-mail [email protected], pelo número de Whatsapp (47) 99930-9507 ou ainda pessoalmente, na Kekshaus Emporium (Rua Testo Alto 2.065). O interessado deve informar nome, endereço e telefone de contato. A decoração precisa estar pronta a partir de 19 de março, quando o julgamento começará, e continuar montada até o domingo de Páscoa.
Duas árvores serão premiadas como as melhores de 2023. Os responsáveis pela Osterbaum receberão 10 prêmios cada, entre kits de produtos e serviços oferecidos na Rota do Enxaimel. Um sorteio premiará outros cinco participantes com cinco itens cada.
Em 2022, cerca de 30 moradores e empresas participaram da primeira edição do concurso. A expectativa da organização é superar este número.

O regulamento desta edição pode ser encontrado aqui.

Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), fica no bairro Testo Alto, comunidade rural onde vivem cerca de 3 mil pessoas. São 16 quilômetros de passeio, que o visitante pode percorrer com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as cerca de 50 casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o roteiro entre as melhores vilas turísticas do mundo. A lista internacional busca reconhecer destinos que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.
Mais informações em www.rotadoenxaimel.com.br.

Osterfest 2023

A maior Festa de Páscoa do Brasil ocorre no Centro Cultural de Pomerode de 16 de fevereiro a 9 de abril. O evento conta com a maior Osterbaum do mundo e com o maior ovo decorado do mundo — recorde que acaba de ser recuperado, com aval do Guinness World Records. Além das atrações gigantescas, os visitantes podem participar de oficinas, apresentações culturais e saborear a gastronomia.